segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Nem sempre as histórias boas são de seu interesse.



Um livro, certamente, muito atraente. Possui uma capa colorida, do tipo que incentiva a leitura, e uma criação diferenciada. Mas é, de fato, um livro infantil.

No início, quando o comprei, estava exultante e ansioso pela leitura. Tanto pela já comentada característica visual do livro, quanto pela história em si. Uma nova saga, criada a partir de um autor, e dirigida por vários outros em sua sequência. Com certeza é algo que te puxa "de encontro ao livro".

Imagine-se órfão e com um irmão. Pense em como você era pobre comparado a dezenas de parentes milionários. De repente, vivendo sua vida normalmente, sua tão querida tia "bate as botas".

Em seu testamento, para surpresa dos pobres e ricos presentes, sendo que os pobres eram você e seu irmão, havia duas opções: Um papel com uma pista ou um milhão de dólares.

Claro, você e seu irmão estariam com dois milhões de dólares agora, que só poderiam usar daqui vários anos, caso ainda fossem crianças. Mas, como não haveria história de dois órfãos pobres, eles aceitaram a pista. E, ao fazerem isso, suas vidas mudaram de forma inexplicável.

Ou seja, eles descobrem que são parentes de Napoleão Bonaparte, Benjamin Franklin, Seu-avô-que-descobriu-o-fogo. Enfim, seja qual for o ser que fez algo de importante, era parente dos órfãos. Mesmo assim, isso não os ajudou em seu objetivo principal: Encontrar as 39 Clues (pistas). Na verdade, só os atrapalhou, pois a caçada toda fora feito por parentes de séculos atrás, que possuíam um pensamento bem desigual.

Entretanto, é dessa parte em diante que meu desgosto começa. O fato de serem crianças deveria dá-los uma enorme desvantagem perante aos outros, porém, isso não aconteceu.

Durante todo o processo de procura à segunda pista, os órfãos permaneceram à frente do restante dos participantes, que se preocupavam em eliminar um ao outro, sendo que o alvo mais procurado eram as crianças. Mas nada disso impediu que os órfãos se livrassem de todas as armadilhas feitas por praticamente todos os parentes, e ainda continuar com vantagem.

Não é um livro ruim, mas faz com que o leitor sinta falta de mistério, pois os dois heróis sempre sabem tudo. Mesmo possuindo duas ou três páginas onde eles tentam pesquisar e descobrir a próxima tarefa, eles sempre descobrirão do famoso "do nada".

Certamente, não chegou perto de ser meu livro favorito, mas acredito verdadeiramente que os próximos escritores possam corrigir detalhes simples que causaram um pouco de minha irritação para com essa história.

----

Pareceu-me que perdi o jeito de escrever, mas vos devo esse post e vários outros, então os farei, mesmo que haja demora. O que espero que não aconteça.

Também não prometerei mais nada, já que acabo decepcionando muitos com promessas. Mas de qualquer forma, após semanas sem ler livros, sendo um preguiçoso de primeira, consegui voltar ao hábito de ler. Isso me ajudou verdadeiramente, inclusive com assuntos nada relacionados com a leitura. Algo que me deixa ainda mais apaixonado por livros, e que me inspira a dizer o mesmo a vocês leitores.

4 comentários:

  1. Estou me perguntando o que "Labirinto de Ossos" tem a ver com a história... bom, de qualquer jeito, odeio livros infantis, onde os protagonistas sempre sabem de tudo e nunca se ferram, por isso que venero "Desventuras em Série" (:

    ResponderExcluir
  2. O Labirinto não é tão importante xD, e nem algo que lembrei quando estava escrevendo. É apenas um cenário onde é encontrado um fragmento da pista fundamental.

    ResponderExcluir
  3. Oh, essa história de uma pessoa pobre que tem um parente rico que morre e deixa uma agradável herança é meio manjada. E ok, né, super óbvio você escolher o caminho mais difícil do que os milhões quando é um pobre órfão no mundo difícil.
    Ah, de livros infantis eu gosto de um lá do vampiro *-* (não crepúsculo, caso algum ser sem neurônios confunda) Tá certo que eu li quando tinha uns oito anos e nunca mais cheguei perto, tanto que não lembro o nome correto, mas foi mágico.
    E você não perdeu o jeito de escrever não, seus posts continuam muito bons.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de livros infantis *.*. Julgando pela capa o livro parece ser cheio de mistérios, aventuras. Parece um daqueles livros que você começa a ler e não quer mais parar, mas pelo que você contou é uma história igual, nada novo T...T.

    "E você não perdeu o jeito de escrever não, seus posts continuam muito bons." << concordo com a nanica

    ResponderExcluir